Qual A Importância Do Termo "pela Ordem" Na Audiência?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Luiza Penha, 07 de Junho de 2012.

  1. Luiza Penha

    Luiza Penha Membro Pleno

    Mensagens:
    183
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Oi pessoal,


    tô com a pulga atrás da orelha aqui....rs

    Queria saber qual a importância do termo "PELA ORDEM" durante uma audiência.

    Não faz muito tempo que advogo e nas minhas audiências nunca me dirigi ao juiz assim. Sou respeitosa, porém sou mais direta no assunto. Agora fiquei pensando se estou agindo de forma errada.

    O que acham??

    É realmente necessário usar esse termo sempre que eu me dirigir ao juiz na audiência???


    Obrigada!!! :lol:
  2. Hugo Fanaia de Medeiros

    Hugo Fanaia de Medeiros Em análise

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Prezada colega,

    desde a minha primeira audiência, dirijo-me, sempre, "pela Ordem" ao juiz.

    O termo "pela Ordem" deve ser utilizado somente quando não for aquele o momento exato para você falar.

    Exemplifico: Quando o juiz está ditando o que o depoente acabou de dizer ao seu auxiliar, que está escrevendo a ata, e, em sua opinião coloca algo diverso do que aquele que o depoente disse. Então, vamos supor assim: "O depoente afirma que às 12h chegou no local e viu ciclano". E, você, diz: "pela Ordem, Excelência. (aguarde ele) Vossa Excelência está se equivocando, pois o depoente disse que não viu ciclano".

    Entende? Este "não era o momento exato", mas você tinha de interpelá-lo, sob pena de ser colocado na Ata da audiência algo que não foi dito.

    Espero tê-la ajudado.
    Luiza Penha curtiu isso.
  3. alexgt3

    alexgt3 Membro Pleno

    Mensagens:
    62
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Eu também já me perguntei a respeito do termo, e apenas complementando o que o colega disse, acredito que seja advindo do próprio estatuto da OAB, veja só:

    Art. 7º São direitos do advogado:

    X - usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante intervenção sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas; (grifo nosso)

    Espero ter acrescentado! [​IMG]
    Luiza Penha e (deleted user) curtiram isso.
  4. Luiza Penha

    Luiza Penha Membro Pleno

    Mensagens:
    183
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Muito obrigada aos colegas que me ajudaram. A partir de hoje terei outra postura.



    Forte abraço!!!
Tópicos Similares: Qual Importância
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual a competência? 13 de Abril de 2024
Direito Tributário Iptu ou Itr? Qual o futuro tributário da produção rural em zona urbana 19 de Dezembro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual prazo usar? 27 de Setembro de 2022
Direito Previdenciário Qual é a ação para requerer a alteração de beneficiário de BPC? 09 de Outubro de 2019
Direito Previdenciário Qualidade de segurado Especial 27 de Setembro de 2019