PROTESTO DE CHEQUE SUSTADO

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Bruno FM, 06 de Janeiro de 2016.

  1. Bruno FM

    Bruno FM Membro Pleno

    Mensagens:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde. Um cliente contratou um serviço de obra em sua casa com um pedreiro, deu uma entrada e passou 4 cheques do valor restante. O pedreiro não apareceu mais para concluir a obra e ele sustou os dois últimos cheques. Ocorre que o pedreiro repassou os cheques para um terceiro, que protestou os mesmos em cartório. Neste caso, o cheque foi sustado por motivo 21 (desacordo comercial) e o pedreiro sumiu. O Cartório deu um prazo para pagamento até amanhã sob pena de SPC. O que pode ser feito neste caso?
  2. silvana ferreira

    silvana ferreira Membro Pleno

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Paraná
    O problema maior é que o cheque é um título de crédito e como título de crédito possui como princípios a cartularidade, autonomia e abstração, que possibilitam que ele pode circule, sendo passado a outra pessoa e nesse caso ele se desvincula do negócio jurídico que lhe deu causa. Como no caso do seu cliente.
    Para vincular a causa e poder sustar por desacordo comercial, entendo que seu cliente deveria ter colocado no verso do cheque a expressão “não a ordem”, parágrafo $1° do art. 17° da Lei 7.357/85 c/c 294 CC, isso significa que a pessoa que estiver com o cheque (3°) com essa expressão no verso e cobrar do emitente, este poderá argumentar que o serviço contratado não foi executado ou que foi executado de maneira incorreta (desacordo comercial).
    Se seu cliente colocou o cheque nomeado ao pedreiro, este teve que endossar para o terceiro, nesse caso o pedreiro também garante o pagamento, art. 21 e 51 da lei 7.357, c/c art.. 264 a 285 do CC, portanto, no meu ponto de vista seu cliente terá que pagar o terceiro, caso não tenha feito a expressão "não a ordem " no verso e depois cobrar do pedreiro.
    Agora, você deverá observar se o protesto foi feito dentro do prazo estabelecido no art. 48 c/c 33 da lei 7.357, caso não tenha sido feito, aí é só entrar com a ação de cancelamento do protesto, nos termos do parágrafo 3° do art. 25 da lei 9.492/97.
    Espero ter ajudado
  3. Bruno FM

    Bruno FM Membro Pleno

    Mensagens:
    88
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo

    Obrigado pela resposta bem fundamentada!
    Grato!
  4. Marcus Vinicius Sousa

    Marcus Vinicius Sousa Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Dra Silvana, bom dia

    Meu caso, tive talão de cheque furtado, com minha assinatura, fiz o boletim de ocorrências, apresentei ao banco, e agora a pessoa que recebeu o cheque do bandido, está me ligando cobrando e me ameaçando de propor ação monitória para cobrar por algo que eu fui vítima, o que devo fazer nesse caso? Pode me orientar?
Tópicos Similares: PROTESTO CHEQUE
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cheques e protesto... 17 de Dezembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Abuso De Direito X Protesto Cheque Sustado 20 de Outubro de 2010
Arquivos antigos protesto de cheques 18 de Dezembro de 2007
Arquivos antigos CHEQUE PRESCRITO "PROTESTO" 13 de Agosto de 2007
Arquivos antigos Protestos de cheques antigos 17 de Julho de 2007