Procuração Em Causa Própria

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Camilla, 10 de Novembro de 2010.

  1. Camilla

    Camilla Em análise

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Alagoas
    Caros colegas,

    Estou precisando de um modelo de procuração em causa própria, agradeço aos que puderem ajudar.


    Obrigada!

    Obs.: eu falo de um mandato previsto na forma do artigo 653 e seguintes do Codigo Civil, para que o mandatário aja em nome do mandante e possa transferir para o si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato.
  2. A. Decio R. Guerreiro

    A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Camilla

    Boa Noite

    Não entendi sua dúvida. Quando faço processos em causa própria, ou seja para mim mesmo ou em minha defesa apenas menciono na petição que sou advogado e que estou postulando em causa própria. Por este motivo não há necessidade de procuração. Não ha como dar procuração para mim mesmo. Nos processos em que sou parte tenho agido assim.
    Houve casos em que ganhei a causa e o juiz determinou honorários de sucumbência a meu favor, embora tenha agido em causa própria.

    Um abraço

    Decio Guerreiro
  3. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Não existe procuração para atuar em causa própria, haja vista que procuração - como bem lembramos da faculdade - é um mandato que outorga poderes para um outro indivíduo (procurador) atuar na vida civil em nome do outorgante. Na hipótese, como outorgar poderes para si mesmo representar-se? Ou seja, não há necessidade.


    Cordialmente,
  4. Camilla

    Camilla Em análise

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Alagoas
    Decio, boa noite

    Obrigada pela atenção, mas trata-se do mandato previsto na forma do artigo 653 e seguintes do Codigo Civil, para que o mandatário aja em nome do mandante e possa transferir para o si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato.

    Grata.
  5. Camilla

    Camilla Em análise

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Alagoas
    Não me expressei corretamente, mas trata-se do mandato previsto na forma do artigo 653 e seguintes do Codigo Civil, para que o mandatário aja em nome do mandante e possa transferir para o si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato.

    Atenciosamente,
  6. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Procuração
    Saibam quantos este público instrumento de procuração bastante virem que aos (datar) dias do mês de____do ano (datar por extenso), nesta cidade de _______, Comarca de ________, Estado de ______, em cartório, perante mim Tabelião, compareceu(ram) como outorgante(s)___________, capaz(es), reconhecido(a,s) como o(a,s) próprio(a,s), uma vez que se identificou(aram) perante mim, do que dou fé. Então, pelo(a,s) outorgante(s) me foi dito que por este público instrumento e nos melhores termos de direito nomeia(m) e constitui(em) seu(ua,s) bastante(s) procurador(a,es), onde necessário for e com esta se apresentar_________, a quem confere(m) os mais amplos, gerais e ilimitados poderes para o fim especial de comprar, receber ou qualquer forma adquirir o imóvel____________, podendo para tanto o(a,s) referido(a,s) procurador(a,es) receber posse, domínio e demais direitos, responder pela evicção legal, receber e dar quitação, apresentar provas e documentos, prestar declarações e esclarecimentos, concordar com cláusulas e condições, aceitar, outorgar e assinar escrituras públicas ou particulares, contratos, termo de cessão e transferência, re-ratificação; bem como se necessário receber posse, podendo ainda representá-lo(a,s) perante quaisquer repartições públicas em geral, inclusive autarquias, Cartórios de Notas e de Registro de Imóveis, INSS, nelas requerendo, alegando e assinando tudo que preciso for, dar medidas, origens, confrontações, caracterís-ticas, metragens, áreas, autorizar registros, averbações, plantas, desmembramentos, re-ratificações, enfim praticar todos os demais atos que mister se torne ao fiel cumprimento do presente mandato, inclusive substabelecer. Assim o disse(ram) e dou fé. A pedido lavrei este instrumento, o qual feito e sendo lido, em voz alta, na presença do(a,s) outorgante(s), achou(aram)-no, conforme aceitando-o tal como está redigido, outorgou(aram) e assina(m) dispensando expressamente a presença e assinatura de testemunhas instrumentárias.
    Ribeirão Preto, (datar)
    * Ps. a procuração particular deve estar com a firma da mandante reconhecida em cartório.
    * Deve ser assinada apenas pela pessoa que está concedendo os poderes.
    Historiador Carioca curtiu isso.
  7. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Não sou advogado, mas a Procuração em causa propria tem que ser, obrigatoriamente, pública, lavrada em Cartorio.
    O Escrevente identificará oficialmente o Outorgante e o Outorgado, dando fé.
    A lavratura gera imediato recolhimento do tributo apropriado.
    A principal diferença entre a Procuração em Causa Própria e a procuração pública convencional, é que, mesmo após a morte do outorgante, a primeira continua válida, enquanto a convencional perde eficacia.
    Assim, não precisa modelo.
    O Escrevente já tem um modelo padrão.
    Historiador Carioca curtiu isso.
  8. Camilla

    Camilla Em análise

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Alagoas
    Senhores muito obrigada!! Já esclareci a dúvida!! Grata pela atenção.
Tópicos Similares: Procuração Causa
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Proc. Adm no Procon: despreza procuração 06 de Dezembro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor FILHO PODE ENTRAR COM AÇÃO CÍVEL TENDO PROCURAÇÃO DE SEU PAI? 02 de Setembro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Procuração de demanda de menor impúbere 04 de Agosto de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Procuração e declaração de hipossuficiência de interditado 29 de Junho de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PJe JEC - Procuração para ajuizar ação 24 de Dezembro de 2021