Penhora imóvel em outra comarca

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por ChristianeM, 11 de Maio de 2016.

  1. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Boa tarde Caros Colegas!

    Estou com uma execução no JEC de uma comarca (residência do executado) e encontrei um imóvel localizado em outra comarca (coincidentemente, residência do exequente). O juiz deu o seguinte despacho:
    1. Com base no artigo 659, §5º, do CPC, determino que seja reduzida a termo a penhora do imóvel indicado às fls. (Evento 58.1/58.2), comunicando ao distribuidor para o devido registro, ficando ele, o distribuidor, investido na função de depositário.
    2. Em seguida, depreque-se à comarca da situação do imóvel sua avaliação .
    3. Concluída a avaliação, intme-se a executada para que, no prazo de 15 (quinze) dias, querendo, ofereça seus embargos, os quais somente poderão versar sobre as matérias elencadas no artigo 52, IX, da Lei n.º 9.099/95.
    4. Ressalta-se que, nos termos do art. 659, §4º, do CPC, cabe ao exequente providenciar a respectiva averbação no oficio imobiliário, mediante apresentação de certidão de interior teor do ato, independe de mandado judicial.


    No sistema não aparece que tenha sido deprecada a avaliação. O executado não assinou o compromisso de depositário.
    O juiz disse que teve conhecimento que o executado tinha crédito com uma empresa de saneamento. Foi juntado ofício informando que não tem e fui intimada a me manifestar.

    Tendo em vista que eu pedi antes para ser nomeado como depositário o depositário judicial, o que foi negado, por o imóvel estar em outra comarca, o que faço agora? Peço para deprecar para a comarca da situação do bem para ser avaliado e nomeado o depositário judicial daquela comarca, já que apesar do despacho que citei acima, não há movimentação que informe que a carta precatória foi enviada?

    Desculpa pelo tópico enorme e desde já agradeço quem possa me dar uma luz.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Pelo que entendi o juízo já investiu o Distribuidor na função de depositário.
    Se na precatória não consta o pedido de avaliação a Deprecada, converse com o Diretor da Serventia Deprecante, pedindo para sanar a irregularidade, para que a senhora mesma possa se encarregar da distribuição da precatória.
    E quando for à comarca Deprecada aproveite para pedir seja averbada na matricula do imóvel, no CRI correspondente, a constrição judicial. ( ad cautelan, melhor levar uma certidão de objeto e pé onde conste a penhora).
    Essa é uma opinião descompromissada, melhor aguardar novas postagens...
  3. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina

    Dr. Gonçalo,

    O juiz intimou o procurador do executado a assinar como depositário e este quedou-se silente. Qdo fui intimada para me manifestar sobre o prazo ter decorrido in albis, solicitei que o depositário do juízo assinasse o termo para não ocorrer nulidade na penhora, o que me foi negado, tendo em vista que o imóvel está em outra comarca. Por isso minha dúvida agora do que fazer e meu prazo termina segunda. Procurei decisões sobre essa questão, mas até agora nenhuma que se encaixasse no meu caso.

    Grata pela ajuda!
    Abraços.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:

    Às vezes, quem vê de longe enxerga melhor, diz o dito popular...
    O Distribuidor é um dos integrantes do Poder Judiciário. E esse Distribuidor Judicial foi investido na função de depositário, vez que o procurador do executado declinou da função a que tanto ele, procurador, como o próprio executado, não estão obrigado por leia serem depositários.
    Conferindo:

    “Com base no artigo 659, §5º, do CPC, determino que seja reduzida a termo a penhora do imóvel indicado às fls. (Evento 58.1/58.2), comunicando ao distribuidor para o devido registro, ficando ele, o distribuidor, investido na função de depositário.”
    Isso, aliado ao fato de que no JEC se prima por relativa informalidade...
    Tecnicamente, assim que o Deprecado tiver conhecimento da Precatória – redigida nos exatos termos do r. Despacho - considera-se tenha sido dela intimado, competindo-lhe dar atendimento as solicitações do Deprecante.

    Entenda meu “pitaco”’ com as necessárias reservas, ate porque não descarto a possibilidade de estar enganado...
Tópicos Similares: Penhora imóvel
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO. 16 de Janeiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora Imóvel com alienação fiduciária (Penhora de direitos) 20 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora de imóvel que é objeto de usucapião 26 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Penhora de imóvel da própria exequente 18 de Agosto de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução e Penhora de imóvel 08 de Junho de 2017