Doação Com Cláusula De Inalienabilidade

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por rafaelraj, 09 de Maio de 2012.

  1. rafaelraj

    rafaelraj Membro Pleno

    Mensagens:
    84
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros colegas, estou com um problema um tanto quanto curioso.

    Numa doação feita com cláusula de inalienabilidade, sabemos que em casos excepcionais essa cláusula pode ser revogada. Porém, qual seria o foro competente para apreciação de tal demanda, quando o imóvel está situado em um estado e a escritura de doação foi realizada em outro?

    Gostaria de deixar bem claro, que não estou discutindo a validade, ou a anulabilidade da cláusula em si (o que levaria a competência ao foro de registros públicos, e consequentemente, ao local onde o imóvel se encontra), mas apenas pleiteando sua revogação, pois esta perdeu seu objetivo, sendo assim, a modificação do registro imobiliário seria consequência reflexa do pedido, e não o seu fundamento.

    Grato.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Permita-me tentar ajudar:


    Supondo que tanto o outorgante quando o outorgado entendam que a restrição perdeu seu objetivo , bastaria uma Escritura de Re e Ratificação, (alternativamente uma Escritura de Declaração) devidamente submetida ao agasalho do CRI competente.
  3. rafaelraj

    rafaelraj Membro Pleno

    Mensagens:
    84
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O problema é que o doador já morreu.
Tópicos Similares: Doação Com
Forum Título Dia
Direito de Família Reverter doação de quotas com reserva de usufruto 15 de Maio de 2019
Direito de Família Divórcio Consensual com doação de imóvel aos filhos 12 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Duvidas Com Relação A Doação Em Vida De Imóveis. 20 de Junho de 2013
Direito de Família Divórcio - Partilha Com Doação Ao Outro Conjuge 11 de Dezembro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Divorcio Consensual Em Cartorio Com Partilha De Bens E Doação 10 de Fevereiro de 2011