Direito Empresarial

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Eliana Leão, 14 de Agosto de 2018.

  1. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde Drs.

    Alguém saberia me informar qual ação ajuízo para que o sócio administrador apresente documentos que comprovem as dívidas contraídas?

    Sei que não é a prestação de contas, pois pesquisei e vi que são rejeitadas.

    Grata
  2. Leandro Santos

    Leandro Santos Membro Pleno

    Mensagens:
    10
    Estado:
    Paraná
    Entendo que seria cabível uma ação de exibição de documento.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutora:
    Concordo com doutor Leandro.
    Mas, ad cautelam, começaria com uma Notificação Extrajudicial, via cartorio de titulos e documentos que, se não atendida, escoltaria a a ação de exibição e, de quebra, demonstraria ao Juizo ter o autor exaurido, sem sucesso, as possibilidades a seu alcance, antes de recorrer ao Judiciario
  4. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    O NOVO CPC mudou um pouco a sistemática, se chama ação de exigir contas agora. Acredito que para questionar o administrador, o autor tenha que estar em posição de que o mesmo tenha obrigação de prestar contas, de tal forma que seja cônjuge, sócio ou mesmo credor, segue matéria sobre o assunto: https://jus.com.br/artigos/59305/a-acao-de-exigir-contas-no-novo-cpc
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
Tópicos Similares: Direito Empresarial
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito empresarial - exclusão de sócio - dissolução parcial da sociedade. 27 de Outubro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Alguém Aí Domina O Direito Empresarial? Se Sim, Favor Me Ajude... 25 de Setembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito Empresarial, Dissolução De Empresa Limitada 05 de Dezembro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida Direito Empresarial/internacional 19 de Outubro de 2011
Direito do Trabalho Direito Trabalho E Empresarial 11 de Outubro de 2011