Direito Empresarial, Dissolução De Empresa Limitada

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por rafaelraj, 05 de Dezembro de 2012.

  1. rafaelraj

    rafaelraj Membro Pleno

    Mensagens:
    84
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros colegas, por favor, teria como alguém me explicar ou indicar alguma doutrina, onde é possível diferenciar o cabimento de uma Ação de Apuração de Haveres, e uma Ação de Dissolução Parcial da sociedade?

    Até onde eu pude entender, o cabimento da ação de apuração de haveres está ligado ao fato de as partes divergirem quanto ao valor que o sócio retirante tem direito a receber, enquanto que a ação de dissolução ao desacordo quanto a saída do sócio.

    Este pensamento está correto?
  2. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/apuracao_de_haveres.htm
    Nesse link o autor Júlio César Zanluca é Contabilista e autor da obra Manual de Perícia Contábil. Comenta o assunto da ação de apuração de haveres.
Tópicos Similares: Direito Empresarial
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito Empresarial 14 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito empresarial - exclusão de sócio - dissolução parcial da sociedade. 27 de Outubro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Alguém Aí Domina O Direito Empresarial? Se Sim, Favor Me Ajude... 25 de Setembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida Direito Empresarial/internacional 19 de Outubro de 2011
Direito do Trabalho Direito Trabalho E Empresarial 11 de Outubro de 2011