Cheque Fraudado - Extinção Sem Resolução!

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por souzaadvocacia, 15 de Novembro de 2013.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas, a cada dia que se passa, aprendo ainda mais com o magistrado da comarca onde atuo, só não sei se estou aprendendo o correto ou errado.

    Pois bem! Uma certa pessoa me procurou no ano de 2011, informando que sua residência havia sido furtada e que algumas cártulas de crédito haviam sido extraviadas.

    De posse do BO, dirigiu-se até a instituição bancária e comunicou o furto das cártulas, contudo, duas cártulas já haviam sido devolvidas por insuficiência de fundos.

    Entrementes, o fato é que uma das cártulas a correntista conseguiu liquidá-las e a outra não, obtendo, tão somente a microfilmagem da mesma. 

    Como a instituição bancária não observou a assinatura aposta na cártula fraudada, ingressei como uma ação nos juizados e, após 3 anos de tramitação, o magistrado, mesmo não tendo a instituição bancária invocado a incompetência por necessidade de pericia, fora o processo extinto de ofício, sob a alegação de que seria necessário a realização de pericia a fim de verificar a autenticidade da assinatura.

    Assim, pergunto, está correto a decisão, quando nem mesmo a parte adversa tenha pleiteao a prova pericial?

    Aguardo a manifestação....
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde Dr.
    Quer me parecer que a necessidade de pericia grafotécnica impediria a tramitação do feito no Juizado Especial.
    Com a palavra os demais integrantes do Forum
  3. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso