Duvida Acerca Aposentadoria

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por GabrielaMattos, 17 de Junho de 2010.

  1. GabrielaMattos

    GabrielaMattos Em análise

    Mensagens:
    6
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Tenho uma dúvida acerca de uma empresa que continua depositando o valor do INSS mesmo após o funcionario ter se aposentado.
    Esse valor pode ser reavido pelo funcionario? Se possivel qual é a melhor forma de faze-lo.
    Grata.
  2. A. Decio R. Guerreiro

    A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Gabriela

    Boa Noite

    Gostei de seu tópico. Sou um advogado "adiantado em anos" ou como costumo dizer "jovem ha mais tempo" e estou nessa situação de aposentado contribuinte. Depois de aposentado, contribuí (a contribuição empresarial é obrigatória) por mais nove anos. Ocorre que antigamente tínhamos um retorno chamado "abono de permanência em serviço" (popularmente denominado "pé na cova") que era pago mensalmente e correspondia a 25% do que seria o salário de aposentadoria, ou seja, receberíamos o valor da aposentadoria e mais 25% enquanto estivéssemos na ativa.
    Como sou um tremendo "pé frio", tão logo me aposentei, foi retirado esse auxílio.
    Portanto, tenho nove anos de contribuição que estão no buraco negro da previdência.
    Hoje não há como reave-lo. A Previdência somente executa aquilo que está em sua legislação e isto não foi contemplado.
    No país todo estamos batalhando para uma solução deste caso. Há um processo chamado "desaposentação" onde o contribuinte pleiteia duas hipóteses;
    1ª Adcionar o valor de contribuição ao montante e recalcular sua aposentadoria,
    2ª Pleitear a devolução do valor pago a maior.