Despedida Indireta

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Bruno_brasilsc, 27 de Abril de 2011.

  1. Bruno_brasilsc

    Bruno_brasilsc Em análise

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olá amigos/parceiros do fórum, sou novo no ramo e gostaria de tirar uma dúvida com os nobres colegas.

    Ontem veio um cliente procurar sobre a seguinte situação:

    Foi admitido no ano de 2009 (1 de abril), sendo que na sua carteira está registrado o valor de R$465,00 até a presente data, na função de mecânico, recebendo, por mês o total de R$800,00 + mais comissões que variavam entre 500 a 800 Reais, não sendo discriminada estas verbas em seu holerite (salário complesivo).
    Ocorre que meu cliente não exercia apenas as funções de mecânico, mas também realizava serviços particulares, tais como: serviços de borracheiro, serviços de motoboy para o empregador, motorista etc etc...

    Sua jornada de trabalho desegunda à sexta iniciava às 08h30min ate às 12h00min, retornava para o trabalhoàs 13h30min e finalizava seus serviços às 19h. Aos sábados iniciava às 8h30mine finalizava seus serviços às 12h30min.


    Bom, ano passado meu cliente adquiriu um jogo de rodas automotivas para seu carro (contrato tácito), acordando descontar de seu salário, mensalmente, o valor de R$200,00, ocorre que o empregador não cumpriu com o ajustado descontando o total de 300,00 mensalmente - tudo isso sem declarar no holetire.

    Há aproximadamente 1 ano seu empregador começoua apelidar de "black", sem a devida permissão e, tampoucopermissão para praticar tal ato. Por reiteradas vezes proferiu brincadeiraspara o meu cliente durante seu labor, tais como: "Hei 'black', não vai fazerserviço de preto/nego", tudo isso na frente de outros funcionários.