cheque extraviado

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por giselle, 06 de Outubro de 2007.

  1. giselle

    giselle Em análise

    Mensagens:
    14
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bem, direito empresarial não é minha "praia", mas estou com um problema familiar e gostaria de resolver.......
    Meu tio passou um cheque ,não preencheu o canhoto,e ele acabou voltando. por motivo 12.Como o cheque foi extraviado ele gostaria de estar regularizando a sua situação no CCF e pra isso já ate publicou um comunicado por tres meses no jornal o globo .
    Agora vem minha dúvida.......diante da situação do meu tio como poderei resolver juridicamente a sua situação.....pois ele quer pagar o cheque mas não consegue....
    Se algum colega puder me ajudar por favor fico aguardando
    atenciosamente
  2. pretor

    pretor Visitante

    Bem, neste caso existem duas situações:
    1) se o seu tio sabe com quem está o cheque.
    2) se não sabe com quem está o cheque.
    Presumo que não saiba, senão não teria publicado os editais. Entre em contato com o banco que tentou receber o crédito e, de posse do número da conta-corrente, peça que o ele forneça o nome e endereço do correntista (+ difícil. Quase certo que eles se recusem a fornecer). Em caso de recusa em fornecer o nome e endereço do correntista, você pode entrar contra o banco depositário, com uma medida cautelar inominada, com pedido liminar, de forma que o banco seja compelido a revelar apenas o endereço e nome do correntista que ficou no prejuízo (note que é uma espécie de pedido de quebra de sigilo bancário). Assim que conseguir, procure a pessoa e pague o que deve.
    Se souber o nome e endereço da pessoa e esta não quiser receber por qualquer motivo e/ou não quiser dar quitação expressa, entre com uma ação de consignação de pagamento, cumulada com danos morais e com pedido de antecipação de tutela de forma a excuir o nome do seu tio dos cadastros do CCF, SERASA e SPC. Lembre-se de fundamentar e instruir muito bem as ações, explicando os prejuízos que seu tio vem sofrendo, restrições, etc, etc, etc, sempre carregando nas tintas, é óbvio.
    Espero que tenha ajudado.

    Pretor.
Tópicos Similares: cheque extraviado
Forum Título Dia
Arquivos antigos Cheque extraviado 08 de Julho de 2008
Notícias e Jurisprudências Banco deverá indenizar cliente por se recusar a descontar cheque 25 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução ou MOnitoria para cheque? 12 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação no estado da empresa e não no estado do consumidor/ cheques sustados responsabilidade do banco 20 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cheque sem fundos motivo 11 15 de Fevereiro de 2018