Atraso no vôo x atraso de cliente

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Angelina, 19 de Maio de 2008.

  1. Angelina

    Angelina Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Paraná
    Uma cliente me procurou descrevendo a seguinte situação: na volta do Rio de Janeiro para Curitiba, havia comprado uma passagem promocional da Gol pelo valor de R$ 3,00 (três reais). Ocorre que a passagem estava marcada para as 17h10min e ela só chegou ao aeroporto às 16h48min. Não permitiram que ela embarcasse por conta da bagagem.

    Ela então teve que comprar outra passagem, para o vôo das 19h, pelo valor de R$380,00 (trezentos e oitenta reais).

    Ocorre que ao verificar o horário no painel, ela constatou que o outro avião (das 17h10min), ainda não havia decolado, às 18h20min. A cliente solicitou informações sobre o motivo do atraso, e os funcionários explicaram que por motivo de "manutenção" tiveram que trocar de aeronave.

    Considerando:
    I) que a cliente chegou atrasada ao embarque;
    II) que o vôo também atrasou, havendo inclusive troca de aeronave;
    III) que a cliente fotografou o painel mostrando o horário em que o avião deveria ter decolado, e que uma hora e meia depois ainda se encontrava no aeroporto, além dos comprovantes das passagens que comprou;
    IV) que a cliente teve que comprar uma passagem muito mais cara quando o seu vôo, de fato, ainda não havia saído;

    Pergunto: vocês acham que existe fundamento para responsabilizar a Gol pelo prejuízo da cliente?

    Muito obrigada!
  2. ZECABYTE

    ZECABYTE Em análise

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    São Paulo
    Boa tarde!
    Olha, quando se vai empreender uma viagem doméstica (dentro do Brasil), é de praxe, e é avisado pela cia aérea, que o passageiro deve estar no aeroporto no mínimo 1 hora antes da partida do vôo.
    Vc falou que a passageira foi impedida de embarcar por causa da bagagem, mas não explicou o motivo (se puder detalhar esse fato, talvez surja alguma solução mais adequada).
    Se houve a constatação de que o vôo atrasou devido "manutenção" na aeronave, é imprescindível saber se os passageiros desse vôo já haviam embarcado, pois se já tivesse encerrado o embarque e os passageiros estavam dentro do vôo aguardando a manutenção, não é permitido à cia aérea permitir o embarque de passageiros atrasados, sob pena de ser, inclusive, multada pelo ANAC devido a um procedimento inadequado.
    Agora, se o embarque não foi encerrado e vc estivesse no local mas foi impedido, acredito que, nesse caso, vc terá algum sucesso na restituição do valor indevidamente pago pela nova passagem, fora da promoção da Cia.
    Nos aeroportos brasileiros, qualquer situação que possa fugir do normal, ou melhor, que possa prejudicar o passageiro, basta tomar a atitude de dirigir-se à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que fica em cada aerporto, e prestar queixa, pois a cia aérea será intimada a se expicar, com a possibilidade de multa.
    Outra forma é dirigir-se, também dentro do aeroporto, e prestar queixa ao Juizado Especial alí instalado, o qual se encarregará de orientar e, se for o caso, abrir o processo contra a Cia. Aérea.
    Espero ter ajudado.
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